Usamos cookies para aprimorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você declara que leu e concorda com nossa Política de Privacidade X
28/07/2022

UNIVERSO DA CARNE - CRISTIANO BOTELHO

INTRODUÇÃO

As proteínas animais são a segunda mercadoria mais exportada pelo agronegócio, de acordo com o levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, referente a 2020. As carnes entram com 16,93% das exportações, atrás apenas da soja que ocupa a primeira posição com 42,76% das exportações agropecuária brasileira.
Apesar de o Brasil ser um importante exportador de carnes, ele também apresenta um mercado interno significativo para esses produtos, destinando grande parte de sua produção para o atendimento da demanda interna.

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE CARNE NO BRASIL

Uma das etapas importantes para evolução na produção de carne no Brasil foi o aumento do rebanho nacional. Em 1974 o país tinha 100 milhões de cabeças. Houve crescimento gradativo e chegou em 150 milhões no ano de 1990. Oito anos depois, quando o Brasil apareceu no cenário de exportações entre os dez maiores, este número já era de 163 milhões. O salto significativo veio entre 1999 até 2004, o país alcançou 200 milhões de cabeças. O crescimento continuou e chegou a 218 milhões em 2016.
Os números de exportações de carne também apontam uma trajetória de crescimento. O Brasil era o terceiro em 2001, mas logo depois do grande “boom”, pulou para primeiro lugar e ficou nesta posição até 2014...


Para continuar a leitura, clique no botão abaixo.

Comentários
Deixe seu comentário pelo formulário abaixo
Faça seu Comentário